13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

SALVADOR | BRASIL
5-8 MAIO, 2014

 

13ª. PCST supera expectativas em sua primeira edição na América Latina

A 13ª. edição da Conferência Internacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST 2014) reuniu pesquisadores e profissionais de 49 países para debater a inclusão social e o engajamento político com a divulgação científica. Com 507 inscritos, o evento foi realizado entre os dias 5 e 8 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Pestana, em Salvador, Bahia. Essa foi a primeira vez em 25 anos que a conferência foi realizada na América Latina e a resposta não poderia ter sido mais positiva: 56% dos participantes eram representantes de países latino-americanos, com maior número vindo do Brasil, México e Argentina. A Europa seguiu em segundo lugar com 26% dos participantes, Ásia (6%), EUA e Canadá com 5%, África 4%, Oceania 3% e Oriente Médio com 1%.

                                                                                                   Foto: Peter Illicciev

Entre os inscritos, 61% são provenientes de países em desenvolvimento. Brasil, México e Reino Unido foram os países com mais trabalhos apresentados. No total, a Conferência contou com 342 resumos na sua programação científica, apresentados em 14 seções simultâneas (acesso aos abstracts: http://www.pcst-2014.org/images/abstract_13thpcst.pdf). Pesquisadores das mais diversas disciplinas envolveram-se na organização de 319 atividades, distribuídas em 4 plenárias, 53 painéis, 170 comunicações orais, 60 posters, 15 vídeos, 6 perfomances artísticas e, ainda, duas oficinas pré-evento. 

Durante o evento também foram realizadas, pela primeira vez, eleições para os membros do comitê científico. Os eleitos foram anunciados na cerimônia de encerramento, no dia 8 de maio e no dia seguinte, o novo comitê elegeu para presidente da Rede PCST Brian Trench, da Irlanda.

                                                                                                   Foto: Peter Illicciev

A presença nas mídias sociais também merece destaque. A página da PCST 2014 no Twitter contou com cerca de 200 seguidores e quase 600 comentários. No Facebook, a página da conferência recebeu mais 700 “curtidas”. No aplicativo de compartilhamento de fotografias Instagram, 291 publicações foram postadas com a hashtag #pcst2014, das quais 121 imagens vieram da conta oficial da PCST e 170 foram publicadas pelos participantes do evento que colaboraram utilizando o #pcst2014 em suas postagens. O serviço computou 702 curtidas feitas pelos seguidores da página.

Informações gerais sobre o evento podem ainda ser acessadas neste site. Além disso, as notícias sobre as seções, fotografias e vídeos feitos pela equipe organizadora e pelo público participante durante o evento estão disponíveis no blog do PCST (http://softwarelivre.org/pcstbr/blog).

Com sucesso de público, mídia e altíssima qualidade de trabalhos debatidos, os organizadores da PCST 2014 concluíram a conferência com um convite para a próxima edição, que se realiza em dois anos. Será em abril de 2016 em Istambul, na Turquia. As novidades sobre o evento podem ser acompanhadas pelo site http://pcst2016.org/. A proposta de tema para esta próxima edição é “Comunicação da ciência na era digital” (“Science Communication in a Digital Age”).